SOBRE OS ERROS

O erro só é bom enquanto somos jovens. À medida que avançamos na idade, não convém que o arrastemos atrás de nós.
Johann Goethe

Com que frequência deve-se procurar o urologista?

A disfunção erétil é um problema que mexe muito com o homem, tanto a estética, como a parte de saúde. Faz parte do cotidiano do homem, por isso ele tem muita restrição em procurar a ajuda de um profissional para resolver não só esse, como outros problemas que o cercam. Porém é importante ter em mente que ir ao médico é uma coisa fundamental para a saúde e que a consulta pode e deve ser feita com sigilo, pois é nela que o homem vai tratar os seus tabus, suas vergonhas, etc.
A maioria procura ajuda sozinho. Existe o medo de comentar com outro homem e que isso possa virar motivo de piadas ou algo do gênero. Além do medo de comentar com a parceira e que isso possa acabar causando algum constrangimento.
O emocional também é muito levado em conta. Quando é necessário e nota-se que o paciente precisa de uma ajuda a mais, oriento que o homem busque se consultar com outro profissional para auxiliar e assim obter um resultado eficaz.
Há a situação, porém não é muito comum que as mulheres acompanhem seus parceiros até o encontro com o médico para consultas. Existem aquelas que ligam para agendar um horário para o homem, que questionam para auxiliar no problema de seus companheiros, mas a maioria das consultas é feita somente com a presença dos homens.
Sobre a frequência dos pacientes no consultório, desde que se inicie um tratamento, existe uma regularidade. Tenho pacientes novos praticamente todos os dias, mas existem os pacientes que já estão tratando, e mesmo após o resultado satisfatório, é necessário voltar para uma visita. O primeiro acompanhamento é feito a cada 6 meses, que depois passa a ser a cada ano. E até a obtenção do resultado no período de tratamento, é praticamente mensal a vinda do paciente ao consultório. Quanto aos exames, os de imagem e laboratoriais são encaminhados para locais específicos e no consultório são feitos os exames físicos.

"Eu gosto de viver. Já me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente infeliz, dilacerada pelo sofrimento, mas através de tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva é sensacional." (Agatha Christie)